quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Santos busca afastar síndrome de Robin Hood para ainda sonhar com título


Peixe repete erro de 2016, quando foi vice-campeão: ganha dos rivais da parte de cima da tabela, mas perde pontos para aqueles sem maiores pretensões no Brasileiro; derrotas em casa também pesam 

O ano, a equipe e o treinador mudaram, mas o Santos segue cometendo o mesmo erro de 2016 no atual Campeonato Brasileiro. Com o empate sem gols contra o Fluminense, na última segunda-feira, o Peixe perdeu a oportunidade de colar no Grêmio e, de quebra, aproximar-se do líder Corinthians. 

Assim como no ano passado, o Alvinegro conseguiu bons resultados contra equipes que brigam lá em cima na tabela – a exceção foi a derrota para o Corinthians, em Itaquera –, mas tropeçou diante de adversários da parte intermediária para baixo. Em 2016, as derrotas para Internacional, Figueirense e América-MG (que foram rebaixados) acabaram com as chances de título, e o Santos foi vice-campeão. 

Desta vez, o Peixe deixou oito pontos pelo caminho: 

PONTOS QUE FARÃO FALTA AO PEIXE 

ADVERSÁRIO POSIÇÃO NA TABELA PLACAR PONTOS PERDIDOS 

PONTE PRETA 14º 0 X 0 2 

ATLÉTICO-GO 20º 1 X 1 2 

VASCO 13º 0 X 0 2 

AVAÍ 18º 0 X 0 2 

Fonte: GloboEsporte.com 

Também pesam na briga para se aproximar do líder as derrotas em casa: para Cruzeiro (1 a 0) e Sport (1 a 0). Com esses seis pontos, o time estaria hoje com 42 – a cinco, e não 11, do Corinthians. 

Aposta na sequência 

Para o segundo turno, a comissão técnica pretende se livrar dessa síndrome de Robin Hood, uma analogia com o herói mítico inglês que roubava da nobreza para dar aos pobres. No caso do Santos, tomar pontos de quem briga no topo da tabela para "dar" aos clubes sem maiores pretensões no campeonato. 


E mesmo com os pontos desperdiçados, o Peixe vem de uma invencibilidade de 13 partidas – a última derrota foi para o Flamengo, por 2 a 0, pela Copa do Brasil, no dia 28 de junho. 

O próximo duelo do Alvinegro será justamente contra uma equipe localizada na metade de baixo da tabela. Neste domingo, às 19h (de Brasília), o Santos visita o Coritiba, 12º colocado, no Couto Pereira. 

Depois do empate contra o Fluminense, Levir Culpi deu dois dias de folga ao elenco, que voltará aos trabalhos nesta quinta-feira, no CT Rei Pelé.

Nenhum comentário: