quarta-feira, 19 de abril de 2017

Líder, Santos deve mudar estilo e apostar no contra-ataque contra o Santa Fe

Peixe costuma jogar com a bola nos pés, sem esperar pelo adversário. Estratégia será diferente nesta quarta-feira, em Bogotá, pela Libertadores 

O Santos dos últimos meses se caracterizou por um time que prioriza a posse de bola e não costuma esperar o adversário no campo de defesa. Há a premissa de um futebol com toques curtos, triangulações e pouca ligação direta. Mas a estratégia será diferente contra o Santa Fe, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), em Bogotá, pela terceira rodada da primeira fase da Taça Libertadores. 

Caso vença, o Alvinegro tem chance de disparar na liderança do Grupo 2. Isso porque The Strongest empatou por 0 a 0 com o Sporting Cristal, nesta terça, no Peru, e foi a quatro pontos. Mesmo número do Peixe, que vai a sete em caso de um resultado positivo em Bogotá. 

O Peixe deve atuar de forma mais parecida com a equipe de 2015, que, com Gabigol e Geuvânio, era letal no contra-ataque. Como os colombianos gostam de ter a posse de bola e atuam com meio-campo povoado, a melhor saída, na visão do técnico Dorival Júnior, pode ser marcar bem e sair em velocidade. 

A principal aposta santista no contragolpe é Bruno Henrique. O atacante tem se destacado pela velocidade e facilidade no drible. 

– Vários times hoje em dia fazem isso. Começam fechados num primeiro momento e depois, quando aparece a oportunidade, saem na retomada da bola e apostam na velocidade. Vamos fazer isso lá. Será um jogo difícil, mas estamos bem motivados e focados – disse Bruno Henrique à TV Gazeta. 


Santos vai apostar no contra-ataque para vencer o Santa Fe em Bogotá, na Colômbia (Foto: Ivan Storti/Santos FC) 

– É importante para eles e para nós (o contra-ataque). Santos tem como arma a saída rápida e transição com troca de passes e velocidade dos três homens de frente. Temos que ter muito cuidado. Santa Fe é uma equipe que chama muito bem o adversário pro seu campo de defesa. Temos que ter velocidade nessa transição - explicou o técnico Dorival Júnior. 

Sem mistério na escalação, Jean Mota será a única novidade do Alvinegro no time titular. O meia de origem atuará improvisado na lateral-esquerda, substituindo a Zeca, que passou por cirurgia no joelho e ficará afastado dos campos por até dois meses. 

O Peixe vai a campo com Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Vitor Bueno, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. 

Olho no adversário 

O Santa Fe alterna entre o 3-5-2 e o 5-4-1. A equipe ocupa a sexta-colocação do Campeonato Colombiano após 13 rodadas. A vitória sobre o Bucaramanga no último final de semana, por 1 a 0, encerrou uma sequência de três derrotas consecutivas. Um dos destaques é o zagueiro Tesillo, que foi procurado pelo Peixe em janeiro. 

Próximo adversário: Independiente Santa Fe, da Colômbia 
Local: El Campín, em Bogotá 
Data e horário: quarta-feira, 21h45 (de Brasília) 

Escalação provável: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Lucas Veríssimo e Jean Mota; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Vitor Bueno, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira 

Desfalques: Zeca (lesão no menisco), Caju (lesão muscular na coxa esquerda), Gustavo Henrique e Luiz Felipe (ruptura de ligamentos do joelho) 

Arbitragem: Fernando Rapallini, auxiliado por Juan P. Belatti e Gabriel Chade (todos da Argentina) 

Transmissão: TV Globo para Santos (com Antonio Marcos e Marcio Calves) e SporTV (com Milton Leite e Mauricio Noriega) 
GloboEsporte.com

Nenhum comentário: