terça-feira, 3 de março de 2015

"Estrelismo" incomoda e Gabigol vai de artilheiro a reserva no Santos



O atacante Gabriel Barbosa, principal revelação do Santos após Neymar, foi defender a seleção brasileira sub 20 no Sul-Americano com status de craque da equipe santista e voltou como reserva, quase jogado de escanteio pelo técnico Enderson Moreira. De nada valeu para Gabigol barrar Leandro Damião e ser artilheiro do time em 2014, quando marcou 21 gols em 56 jogos.

Gabigol, agora, precisa começar do zero no Santos. O UOL Esporte apurou que Enderson não gosta do comportamento do atleta no clube. Ele acredita que o camisa 10 sofre de "estrelismo" e que o pressiona perante a torcida. Para o técnico, o clube também erra ao expor demais o jogador na mídia.

Já profissionais do clube que são favoráveis a titularidade de Gabigol, alegam internamente que Muricy Ramalho, Claudinei Oliveira e Oswaldo de Oliveira, ex-treinadores do clube, nunca acusaram a revelação santista de "estrelismo" e que o atleta tem ótimo relacionamento com os demais jogadores.

Alguns defensores de Gabigol, inclusive, acreditam que o treinador é quem sofre de "estrelismo".

Dentro de campo, Enderson também acredita que o jogador sofre de "estrelismo". Ele já confidenciou aos companheiros de trabalho que Gabigol é "fominha" e joga para a torcida. Mesmo entrando bem nos jogos, o camisa 10 sempre sofre uma crítica do treinador.

Contra a Portuguesa, Enderson reclamou de firula. Já diante do Linense, o treinador não elogiou a assistência de Gabigol para o gol de Robinho e, inclusive, externou pela primeira vez que ele precisa deixar de ser individualista.

"Porque ele tem de buscar o espaço, como fez hoje. precisa fazer isso mais vezes, ter o espírito coletivo. De não só se preocupar em finalizar. Precisa combater, participar do jogo. Estamos querendo agregar valor a um jovem que tem grande potencial e que precisa de algumas coisas para ter mais argumento ainda", afirmou Enderson.

"Ele está entendendo a questão da coletividade, é importante a finalização, mas também é importante dar passe, assistência. Eles estão entendendo que independente de quem faça o gol, é importante o Santos sair vencedor", completou.

Enderson Moreira não consegue esconder que o tema Gabigol o incomoda no Santos. O treinador já demonstrou irritação diversas vezes quando foi questionado pela imprensa sobre a utilização do atleta no time.

Há cerca de um mês, quando Gabigol e Caju voltam da seleção brasileira sub 20, que disputava o Sul-Americano na categoria no Uruguai, Enderson se irritou com o repórter que questionou se Gabriel seria utilizado, mas não acrescentou Caju na pergunta.

"Acho engraçado que esquecem que o Caju é titular na lateral, mas fala-se muito do Gabriel e pouco do Caju. Isso me deixa chateado, são dois jogadores de qualidade. Não podemos criar aqui, o Gabriel participou do Sul-Americano, a seleção não foi bem. Precisa de um tempo para recuperar a parte física, psicológica, não podemos ter pressa. E fico chateado pelo Caju", afirmou Enderson.

Além de não utilizar Gabigol e nunca testá-lo na vaga de Ricardo Oliveira, o técnico santista alega que o Santos precisa de mais um atacante de área e insiste na contratação de Walter, do Fluminense. No ano passado, Gabriel se destacou atuando como centroavante e foi artilheiro do Santos no Paulistão e na Copa do Brasil.

Gabigol espera voltar ao time titular pela primeira vez desde que voltou da seleção sub 20 na próxima rodada do Campeonato Paulista. O Santos não terá Robinho, suspenso, contra o Botafogo, domingo, em Ribeirão Preto. Enderson já avisou que Gabriel disputa a vaga com Marquinhos Gabriel.

Uol Esporte

Nenhum comentário: