sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Uma década do Octa


Há exatos dez anos, 19 de dezembro de 2004, o Santos sagrou-se Campeão Brasileiro pela oitava vez em sua história. A conquista aconteceu no Estádio Benedito Teixeira em São José do Rio Preto. O campeonato era de pontos corridos e na última partida, o Peixe bateu o Vasco por 2 a 1 e deu a volta olímpica com gols de Ricardinho e Elano.

O mando de campo era do alvinegro, porém, punido devido a um copo de água arremessado na partida em que o time goleou o Vitória-BA por 4 a 1, no estádio da Vila Belmiro, o duelo decisivo foi transferido para uma "festa no interior".

A motivação santista cresceu ainda mais para a última rodada quando a mãe do atacante Robinho foi libertada de cativeiro (ela havia sido sequestrada), dois dias antes da decisão, e o jogador acabou reintegrado ao time no último jogo, conquistando escalação para a final. E Robinho, que ficou 50 dias afastado da equipe foi a campo com a sua famosa camisa 7.

A declaração do técnico Levir Culpi, a época no Atlético-PR, que liderou o campeonato até a penúltima rodada, de que estaria no "piloto automático" rumo ao título, irritou os atletas santistas que se sentiram menosprezados. Foi um combustível para superar o adversário em busca do título.

Os campeões brasileiros foram a campo com Mauro; Paulo César, Ávalos, Leonardo e Léo; Fabinho, Preto Casagrande, Ricardinho e Elano (Marcinho); Robinho (Basílio) e Deivid (Willian). 

O Santos jogou 46 vezes nesta competição. Venceu 27, empatou 8 e perdeu 11 com um ataque arrasador de 103 gols.


Para não dizer que não falei das flores, já passou da hora de o alvinegro conquistar o Campeonato Brasileiro novamente. A última campanha honrosa nesta competição foi no distante ano de 2007, quando foi vice-campeão.

Santos 2 x 1 Vasco
Local: Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto
Competição: Campeonato Brasileiro
Público: 36.426 pagantes
Renda: R$ 529.190,00
Árbitro: Leonardo Garciba (RS)
Auxiliares: Sérgio Buttes Cordeiro Filho (RS) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)
Gols: Ricardinho, aos 5min, e Elano, aos 30min do primeiro tempo; Marco Brito, aos 16min do segundo tempo
Cartões Amarelos: Ygor e Elano
Santos: Mauro; Paulo César, Ávalos, Leonardo e Léo; Fabinho, Preto Casagrande, Ricardinho e Elano (Marcinho); Robinho (Basílio) e Deivid (William). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Vasco: Everton; Henrique, Fabiano (Gomes) e Daniel; Claudemir, Ygor, Coutinho, Júnior (Rubens), Rodrigo Souto (Rafael) e Diego; Marco Brito. Técnico: Joel Santana

Blog Ademir Quintino

Nenhum comentário: