quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Rollo quer demitir Enderson e acabar com Comitê de Gestão do Santos

Candidato à presidência do Peixe foi o quarto entrevistado pelo GloboEsporte.com. Ele promete, também, revitalizar a Vila Belmiro para aumentar capacidade de público

Quarto candidato à presidência do Santos a ser entrevistado pelo GloboEsporte.com, Orlando Rollo, da chapa "Pense Novo Santos", prometeu demitir o técnico Enderson Moreira, atual comandante santista, caso seja eleito para 2015. Além disso, ele disse que quer acabar com o Comitê de Gestão, órgão que toma as principais de gestão do clube, formado por sete integrantes, além do presidente e do vice.

- Respeito o trabalho do Enderson (Moreira). Parece ser um profissional dedicado, mas não faz parte dos nossos planos. Estamos em contato com profissionais que fazem parte do perfil que atuará na nossa gestão - disse.

Orlando Rollo era vice-presidente do Conselho Deliberativo do Alvinegro quando houve uma reforma estatutária para a criação do Comitê de Gestão. Ele afirmou que foi contra a implementação do órgão, alegando que os encontros apenas semanais entre os dirigentes atrapalham as decisões que devem ser tomadas no futebol.

- São nove cabeças que não se entendem. E eu quando era vice-presidente do Conselho do Santos sempre bati na tecla, em 2010, que o Comitê de Gestão não seria benéfico ao futebol. O futebol exige decisões dinâmicas, ágeis. Não dá para esperar mais de uma semana para saber se um jogador vai ser contratado. Não estou sendo oportunista, porque já falava em 2010. Mas os conselheiros debutantes, emocionados, quiseram o Comitê. Faremos uma ampla reforma estatuária e vamos acabar com o Comitê, que atrapalha o Santos.

Outro objetivo de Orlando Rollo é transformar a Vila Belmiro. Segundo ele, o Santos deixou passar a oportunidade de ter um novo estádio e, agora, terá de correr atrás para ter uma casa no nível dos grandes times de São Paulo.

- Hoje a Vila está defasada em relação aos outros clubes. O Santos perdeu o bonde Copa do Mundo. A modernização motivará os torcedores de irem no estádio. É uma obra viável. Quando eu era vereador, protocolei a liberação de três ruas próximas à Vila. Desafetação parcial de ruas. Isso já acontece normalmente em dias de jogos. Queremos construir pilares para ter uma nova estrutura para a Vila Belmiro - completa

Confira, abaixo, os tópicos da entrevista de Fernando Silva

Investidores
Existem investidores sérios e outros nem tanto. Alguns visam interesses próprios e outro não. Esse fundo (Doyen), eu não vejo com bons olhos. A negociação do Leandro Damião está provando isso. Vamos rever tudo isso. Eu não vou ser demagogo e falar que não vou trabalhar com esse tipo de fundo. Hoje o futebol é moderno e todos participam do futebol como um todo, mas você precisa avaliar quem são sérios ou não. Esse investidores que já estupraram o Santos não terão mais vez na nossa gestão. Faremos negócios com os empresários que farão negócios bons para o Santos e não utilizar o Peixe apenas como vitrine. Esses sim, poderão trabalhar com a gente. 

Vila Belmiro
Através dos estudos que fizemos desses camarotes, tirar esses camarotes pode trazer lucro para o Santos. O problema não é o camarote em si. Em estádios grandes, em arenas, o camarote fica em pavimento superior. Vamos tirar esses camarotes, já vimos os contratos. Seria leviano se eu falasse que ia passar o machado e a marreta. Os demais serão extintos e haverá a volta do setor geral. O fator alçapão vai falar mais alto e vai fazer com que a Vila seja temida e os os torcedores vão retornar. A elitização é apenas um dos fatores que afastou a torcida do estádio. A modernização motivará os torcedores de irem no estádio. É uma obra viável. Queremos construir pilares para ter uma nova estrutura para a Vila Belmiro.

Arena
Aparecem projetos de que o Santos vai construir uma arena em Cubatão, querem fazer de tudo para acabar com a Vila, mas eu não vou permitir. O problema de se construir arenas construidas é que elas ficam em áreas periféricas. O Santos já possui um lugar próprio e de fácil acesso. Nós temos que construir nas nossas dependências, em vez de procurar essas áreas periféricas. Por isso, defendo a revitalização da Vila Belmiro.

Gestão
Sobre uma reforma estatutária, são nove cabeças que não se entendem. E eu quando era vice-presidente do Conselho do Santos, sempre bati na tecla, desde 2010, que o Comitê de Gestão não seria benéfico ao futebol. O futebol exige decisões dinâmicas, ágeis. Não dá para esperar mais de uma semana para saber se um jogador vai ser contratado. Não estou sendo oportunista, porque já falava naquela época. Mas os conselheiros debutantes, emocionados, quiseram o Comitê. Faremos uma ampla reforma estatuária e vamos acabar com o Comitê, que atrapalha o Santos. Quanto ao estatuto, pretendemos fazer diversas mudanças. Gosto de ressaltar a importância de ser mudar o tempo de gestão de três para dois anos. O Santos já teve três anos como mandado e já vimos que hoje não tem como, o tempo é extenso. Dois com mais dois, totalizando quatro. Três com mais três é extenso. Prova disso foi o segundo mandato com o Luis Alvaro. No primeiro, foi bem. No segundo, se enrolou, teve de deixar a presidência, dando chances a esses dirigentes inexperientes. Todos os associados poderão opinar na forma de mudança do novo estatuto.

Relação com a torcida
Não escondo pra ninguém que sou oriundo de organizada. Tenho muitos amigos em organizadas. entendo que as torcidas fazem parte do espetáculo, as torcidas tem que ser auto suficientes. É incabível o clube ter de bancar as torcidas. Quando fui dirigente de organizada, nunca aceitei ajuda do Santos. Temos que ter parcerias, financiamento não. O associado da organizada tem que ser sócio do clube. Vamos criar um programa específico para esse torcedor organizado assim como o torcedor comum de volta a Vila Belmiro. Todos serão beneficiados da sua maneira específica. O programa Sócio Rei é esdrúxulo, eu não passo de um sócio bobo da corte. Ele acaba ficando de fora dos principais jogos do Santos. Em um jogo decisivo, você não consegue o ingresso em semi ou em final. Você tem que ser formado em ciências da computação para entender o sistema e conseguir um ingresso. Se você tiver presente em jogos com menos importância, terá prioridade em jogos mais importantes.

Futebol
Já estamos trabalhando nesse sentido. Sabemos que vamos chegar e vamos encontrar o pior cenário possível, seja no futebol como no financeiro. Não posso citar nomes, mas já estamos trabalhando. Temos dois profissionais de mercado e que tem identificação com o clube. Eles já estão trabalhando para a montagem do clube. É absurdo o Santos ficar dez anos jogando o brasileiro por jogar, sem disputar o título. Não dá pra fazer lista de dispensa e colocar todos nela. Teremos é lista de contratação. Sobre Enderson (Moreira, técnico atual do Santos), ele é dedicado, mas não faz parte dos nossos planos. Já estamos em contato com outros profissionais que têm o nosso perfil.

Categorias de Base
Com as carências do time principal, nós pretendemos utilizar a base. A gente tem de incentivar a molecada que tem o DNA santista e contratar jogadores que deem experiências aos jovens. Faremos uma mescla. Infelizmente não podemos citar nomes, mas já deixei bem clara a filosofia que implantaremos.

Nenhum comentário: