quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ainda dá! Santos venceu 17 de últimos 18 mata-matas na Vila


O discurso dos jogadores do Santos logo na saída de campo após a derrota para o Cruzeiro por 1 a 0, na quarta-feira, no Mineirão, pela primeira das semifinais da Copa do Brasil, não escondeu a confiança na influência da Vila Belmiro para reverter a desvantagem. 

E não é para menos. Desde 2009, quando foi eliminado em casa de forma surpreendente para o modesto CSA-AL, a equipe só não conseguiu por uma vez superar uma eliminatória com o segundo jogo decidido no estádio. São 17 de 18 decisões vencidas na Vila, com 94,4% de aproveitamento.

No período, a Vila Belmiro impulsionou o Santos a cinco finais consecutivas do Campeonato Paulista. O único tropeço ocorreu em 2013, quando viu o maior rival, o Corinthians, comemorar o título dentro de seu estádio e por fim ao sonho do inédito tetracampeonato estadual.

Só neste ano, o Santos conseguiu duas classificações de fase no Paulista atuando no estádio: diante de Ponte Preta e Penapolense, pelas quartas e semifinal, respetivamente. A decisão perdida para o Ituano foi contestada, principalmente, pelo fato do jogo não ter sido mantido para a Vila Belmiro, onde a equipe tinha 100% de aproveitamento, com dez vitórias em dez jogos. A diretoria se defendeu, alegando que o mando no Pacaembu foi escolhido pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

"Lógico que se fosse para perder era melhor que fosse por 2 a 1, mas fiquei feliz, principalmente, pelo segundo tempo, o Aranha não fez nenhuma grande defesa, enquanto o Fábio fez pelo menos duas. Agora confiamos na nossa casa. Sabemos que a torcida vai fazer da Vila um caldeirão fervendo para chegar a essa final", disse o zagueiro e capitão Edu Dracena.

"Na Vila sabemos o poder do Santos. Sabemos o que somos capazes de fazer com o apoio do nosso torcedor, por isso a presença maciça deles é fundamental. Nosso foco é ganhar e acho que somos capazes de reverter esse resultado", completou o técnico Enderson Moreira.

O Santos acumula outras eliminações de torneios no período, mas nenhuma decidindo o segundo jogo no estádio.

Na campanha vitoriosa da própria Copa do Brasil, em 2010, a Vila foi fundamental para que a equipe revertesse as desvantagens contra Atlético-MG e Grêmio pelas quartas e semifinais, respectivamente. A equipe, então, chegou pela primeira vez à final da competição e sagrou-se campeã na decisão contra o Vitória, no Barradão.

Com a derrota, o Santos precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar para a final da competição. Se ganhar por 1 a 0, a decisão sairá nos pênaltis.

Terra

Nenhum comentário: