terça-feira, 30 de setembro de 2014

Santos é quem revela mais jogadores para a Série A em 2014; veja o ranking


Peixe foi o primeiro time profissional de 33 jogadores do Brasileirão. Cruzeiro, atual campeão, ocupa apenas a 13ª colocação na lista, com menos da metade

Além de craques e promessas com potencial para defender a seleção brasileira, o Santos revela em uma quantidade não alcançada pelos outros clubes do Campeonato Brasileiro. Dos 651 jogadores que entraram em campo até a 25ª rodada nesta Série A, 33 têm no seu currículo o Peixe como o primeiro clube como profissional. Grêmio, com 26, e São Paulo, com 24, completam o pódio. O Cruzeiro, atual campeão, ocupa a modesta 13ª colocação nesse ranking.

O número do Santos foi turbinado por jogadores que defenderam o próprio time: foram 19. Outros 14 estão espalhados por outros clubes. Neste quesito, Grêmio e São Paulo levam a melhor, já que revelaram 16 atletas (cada um) que estão nos concorrentes.

- O Santos dá oportunidade aos melhores, independentemente da idade. Já houve casos em que atletas tinham propostas mais atraentes financeiramente em outros clubes, mas escolheram o Santos, porque sabem que aqui eles terão chances. Além disso, a torcida valoriza o prata da casa, que sabe que vai ser bem recebido e se sente seguro para desenvolver um bom futebol - diz o coordenador da base do Santos, Hugo Machado.

Entre os jogadores formados pelo Santos, estão nomes consagrados, como Robinho e Elano, que atuou no Flamengo, e promessas como Gabriel e Geuvânio. Há também aqueles que surgiram como promissores, mas não vivem atualmente o melhor momento na carreira. São os casos de André, do Atlético-MG, e Tiago Luís, atualmente na Chapecoense.

O Grêmio, segundo colocado, tem em sua lista nomes como Walace, de 19 anos e titular do time principal, Ronaldinho Gaúcho, que atuou pelo Atlético-MG, e dois dos principais goleiros do campeonato, Marcelo Grohe, do próprio Grêmio, e Cássio, do Corinthians. São 10 pratas da casa no elenco atual, resultado avaliado como positivo pelo coordenador técnico da base, Junior Chávare.

- Isso é fruto de duas coisas: a integração entre os departamentos de base e dos profissionais e o que chamamos aqui de Projeto Transição, com diversos jogadores sub-19 se revezando no banco do time principal, até para se ambientarem com o elenco - disse.


O São Paulo, assim como o Grêmio, vê os concorrentes usarem mais as suas revelações do que ele próprio. Tardelli (Atlético-MG), Emerson (Botafogo) e Jean (Fluminense) são três bons exemplos dos 16 que estão em outros clubes. Os 10 que estão no Morumbi vão de promessas como Auro e Ademílson ao trintão Kaká, que voltou após passagem pela Europa.

Corinthians e Cruzeiro aparecem na metade de baixo do ranking pelo mesmo motivo: usam pouco seus pratas da casa, embora haja um número razoável de jogadores seus em outros clubes. O primeiro tem 14 em outros clubes e, no Parque São Jorge, apenas Fagner, Malcom, Paulo Victor e Zé Paulo. O segundo tem 12 espalhados pelos rivais e Alisson, Lucas Silva, Mayke - esses três, titulares - e Wallace na Toca da Raposa.

Na última posição da tabela está a Chapecoense, que revelou apenas dois jogadores para a Série A: o lateral-direito Fabiano e o zagueiro Douglas Grolli, ambos no próprio clube. Entre os clubes de fora da Série A, destaca-se o Guarani. O clube campineiro, que luta contra o rebaixamento na Série C, revelou nove jogadores que atuam no Brasileirão, três a mais do que Vasco, América-MG e Vélez Sarsfield-ARG, estrangeiro que mais fornece jogadores para a primeira divisão.

Os clubes da Série A revelaram, ao todo, 351 dos 651 jogadores que atuaram no Brasileiro até a 25ª rodada, o que corresponde a 54%. O levantamento teve como critério o primeiro time pelo qual o jogador atuou profissionalmente, desde que estivesse vinculado a esse clube, e não emprestado.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: