quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Grêmio lembra declarações de Dracena e se preocupa com clima 'bélico'

Após exclusão do Tricolor da Copa do Brasil, capitão santista falou em 'banimento do esporte' em caso de reincidência. Diretor-executivo espera postura 'adequada' da torcida

O jogo das 20h30 desta quinta-feira, na Arena, será especial. Não apenas pela volta de Enderson Moreira ao estádio gremista. Mas também coloca frente a frente novamente Grêmio e Santos após as injúrias raciais feitas por um grupo da torcida ao goleiro Aranha, no duelo pela Copa do Brasil. O clima nada amistoso que se criou entre as duas equipes é uma preocupação para logo mais.

A situação criou uma série de atritos, muito embora o presidente santista, Odílio Rodrigues, concedeu entrevistas afirmando que não concordava com punições à instituição. Mas o zagueiro Edu Dracena, por exemplo, afirmou que o Tricolor tinha de ser banido do esporte se a situação continuasse. Declaração que foi lembrada pelo diretor-executivo Rui Costa, em entrevista coletiva no CT Luiz Carvalho. O dirigente citou o episódio envolvendo Diego Maurício, do Flamengo, chamado de macaco na Vila Belmiro, em 2011, e disse não lembrar de declarações do zagueiro sobre o ocorrido.

- Temos preocupação que o jogo tenha um transcurso normal, que esteja voltado ao enfrentamento esportivo. Por mais que tenha acontecido um episódio que todos nós repudiamos, depois desse episódio, da condenação dura e estigmatizante do Grêmio, tivemos manifestações de jogadores do Santos que são contrárias às do próprio presidente. Dracena disse que o Grêmio tinha uma torcida racista e que tinha que ser banido do futebol. E ele estará em campo - afirmou Rui Costa.

A confiança é de que a torcida tenha um comportamento exemplar nesta quinta, sem novos incidentes. O reencontro com Aranha acontece após a exclusão do clube gaúcho da Copa do Brasil pelo STJD. O recurso do caso será julgado na outra sexta-feira, dia 26.

- Confiamos no nosso torcedor, que vai pressionar o Santos e vaiar, mas em um contexto adequado. Temos que ter cuidado da forma que os jogadores do Santos vão se colocar da maneira com o que foi dito, que está escrito. E da mesma forma que o Felipe se posicionou, os atletas se posicionaram. E pode trazer um tom belicoso para o jogo - completou o dirigente, falando também sobre a declaração de Felipão de que Aranha teria armado uma cena.

O Tricolor terá poucas mudanças. Na lateral esquerda, Pará ocupa a vaga aberta por Zé Roberto, deslocado da direita. Matías Rodriguez entra no time nesta função. No meio, Giuliano fica fora do jogo, por dores no púbis. E Luan começa como titular.

Lancenet

Nenhum comentário: