segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Geuvânio volta a ser titular e dá movimentação ao Peixe sem Damião



Destaque no Paulistão, atacante tem ótima atuação contra o Goiás e deixa sua marca no Pacaembu. Camisa 9 fica no banco e entra apenas na segunda etapa

O técnico Enderson Moreira surpreendeu os torcedores do Santos com a escalação que levou a campo na vitória por 2 a 0 diante do Goiás, na noite do último domingo, no Pacaembu, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador sacou Leandro Damião do time titular pela primeira vez desde quando assumiu o Peixe, no início deste mês. Por isso, Geuvânio ganhou a vaga depois de dois meses no banco.

E a mudança surtiu efeito. Com três jogadores rápidos no ataque (Thiago Ribeiro, pela esquerda, e Gabriel, pelo meio, foram os outros dois), os santistas, principalmente no início do primeiro tempo, conseguiram confundir a defesa goiana e criar chances claras de gol. Além disso, depois de abrir o placar, os contra-ataques passaram a ser a arma mais utilizada pelo Peixe por causa da velocidade dos homens de frente.

Em diversos lances, Lucas Lima arrancava pelo meio e passava para Geuvânio, na direita, ou Thiago Ribeiro, na esquerda. Gabriel sempre procurava espaço no meio, entre os zagueiros, para ser opção em caso de cruzamento ou bola em profundidade.

No segundo gol, a movimentação do ataque, já com Pato Rodriguez no lugar do camisa 11, que saiu com dores na coxa, fica clara: Geuvânio recebe de Victor Ferraz no lado direito, avança, passa para o argentino, que cruza. A bola sobra na entrada da área, e o camisa 10 já está lá para colocá-la para o fundo das redes.

Em algumas situações, os dois jogadores que, ao menos no papel, ficariam abertos pelas duas pontas ajudavam Lucas Lima na armação. Com Gabriel centralizado, a equipe também ganhou mais opções para tocar a bola, já que o camisa 10 participa mais do jogo do que Leandro Damião, que costuma ficar mais centralizado e posicionado dentro da área.

Destaque na vitória por 2 a 0 diante do Goiás, Geuvânio não era titular desde a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, em julho. O atacante repetiu, em noite inspirada, as atuações que o renderam o prêmio de revelação do Campeonato Paulista no início do ano e conseguiu dar ao time aquilo que Enderson Moreira queria: velocidade e movimentação.

– Eles (jogadores jovens) têm tendência a oscilar mais do que os mais maduros, veteranos e rodados. Quando há essa queda, o jogador é exposto, mas não sei se esse foi o caso. Percebi nos treinamentos que o Geuvânio começou a ser aquele jogador que eu via pela televisão: participativo, rápido, de drible. Está aproveitando as oportunidades e conquistou o espaço – disse o treinador.

A formação ofensiva, porém, não deve se repetir por dois motivos na quarta-feira, contra o Botafogo, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Robinho, poupado contra o Goiás, deve voltar a ficar à disposição do treinador, enquanto Thiago Ribeiro pode ficar fora por causa de uma lesão na coxa direita – ele passará por exames no início desta semana.

Globoesporte.com

Nenhum comentário: